Qual o Beneficio que o Longa Metragem traz para a Região

sábado, 26 de fevereiro de 2011

NEGO D'ÁGUA - O FILME EM PRÉ PRODUÇÃO

AO PREFEITO JÚLIO LÓSSIO NOSSO MUITO OBRIGADO

A TV GRANDE RIO PELO CARINHO
PETROLINA EM PERNAMBUCO

A TV SÃO FRANCISCO PELA CREDIBILIDADE
JUAZEIRO NA BAHIA
OBRIGADO PELAS PARCERIAS

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

NEGO D'ÁGUA - O FILME / SINOPSE DO FILME

SINOPSE DO FILME




Juazeiro, cidade ribeirinha, localizada às margens do Rio São Francisco, situada no norte do Estado da Bahia, é conhecida como a principal cidade dessa região, conhecida como a Capital da Irrigação e pelo seu potencial cultural, expressado nas diversas manifestações artísticas e culturais. De seu patrimônio cultural imaterial são conhecidas as famosas lendas do São Francisco: Minhocão, Mãe D’água, Vapor Fantasma, Nego D’água ou Caboclo D’água e a contemporânea lenda urbana da Macaca Seca, além de outras manifestações populares como Penitentes, samba de roda, Congos e Reisado. É esse universo tão rico que servirá de cenário para a história.

O Filme conta a história de Marta, menina romântica, sonhadora e simples que vive com a família no Bairro Angary, uma comunidade de pescadores localizada às margens do Rio São Francisco e conhecida por inspirar poetas, artistas e onde provavelmente se originou a lenda do Nego D’àgua. O filme também abordará ao longo do enredo temas como: habitação, saneamento básico e preservação ambiental. Mas o foco principal da história é a paixão que Marta desenvolve pelo Nego D’água, intrigante personagem do lendário ribeirinho que, segundo historiadores vivia nas margens do Rio São Francisco assustando pescadores e lavadeiras.

Fascinada pela lenda, Marta se apaixona por ele e resolve levar até as últimas conseqüências sua paixão desenfreada e encarada por todos como um ato insano e delirante da menina. Menos por Maria, uma lavadeira que no passado afirma ter vivido um tórrido romance com o Nego D’água e também foi vítima do preconceito e da descrença do povo da comunidade e que vê na história de Marta uma realização para a sua.

A história da menina termina quando ela se lança do portal da ponte Presidente Dutra em nome do seu amor e para mostrar a todos que sua história era verdadeira, ao contrário de Maria que preferiu se passar por louca a ter que se entregar a sua paixão. O filme deixa uma pergunta no ar: a história de amor de Marta é lenda ou realidade?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O PROJETO - JUSTIFICATIVA

JUSTIFICATIVA DO PROJETO




JUSTIFICATIVA


O filme “Nego D`água – O FILME”, uma produção local fruto do saber popular ribeirinho é uma mistura de ficção e realidade, (Ficção por contar a história de Marta uma menina que se apaixona pelo Nego D`água e realidade, por falar de problemas sociais enfrentados pelos moradores e por mostrar o cotidiano dos ribeirinhos da comunidade do Angari, alegria e dedicação ao rio, seu maior bem), a trama traz fortemente atenção a causa ambiental, recorrendo para preservação do Rio São Francisco e suas margens. Aproveitando os aspectos geográficos favoráveis, a forte atividade econômica e o artista da terra. O longa metragem vem trazer um novo formato cinematográfico no Nordeste, com uma proposta inovadora ao abordar no enredo, o cotidiano, a história, as dificuldades e as alegrias das pessoas que moram na própria cidade.É uma produção inédita e pioneira no Vale do Rio São Francisco. Inédita por se tratar de proponente local por realizar uma produção nacional, pioneira por se tratar de um proponente local como dirigissem suas próprias vidas no filme, também há uma necessidade de mostrar a manifestação cultural local: lendas, mitos, cantigas, dizeres, enfim o próprio cotidiano ribeirinho, conservando assim a importância da sua identidade.

O projeto cinematográfico “Nego D` água – O FILME” além de movimentar culturalmente uma comunidade ribeirinha pitoresca como o Angari , trará um sopro de renovo a esse povo com investimentos e ações de promoção social como:

• Participação direta e indireta da comunidade no filme;

• Geração de emprego e renda para a comunidade ribeirinha;

• Propor iniciativas artísticas, culturais, ambientais, turísticas e educacionais relevantes, que amenizem as dificuldades da comunidade;

Com a realização do filme “Nego D` água – O FILME”, Juazeiro e Região se movimentarão culturalmente e economicamente com geração de empregos, defesa social, e representatividade no cenário brasileiro e internacional, além de mobilizar um patrimônio histórico, “A comunidade do Angari”.

O PROJETO - APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO



 APRESENTAÇÃO

A história e a lenda são companheiras inseparáveis, uma não pode prescindir da outra, porque se auxiliam mutuamente. Lenda, mito e tradição têm fornecido bases elementares para criação desta produção cultural, com aspectos contemporâneos, busca nova proposta de reflexão cinematográfica com atores, técnicos, trilha sonora de compositores locais e participação de atores nacionalmente conhecidos, valorizando o artista da região. Procura dar visibilidade ao mercado cinematográfico no Vale do São Francisco.

O projeto do longa metragem “Nego D’água – O FILME” – nasce em meados do mês de outubro de 2008, fruto de vasta pesquisa. O depoimento de uma moradora local: “A gente nunca espera nada chegar aqui!”. Foi uma frase determinante para motivar o autor e diretor Flávio Henrique de que a comunidade ribeirinha seria fonte inspiradora do filme, é este o elemento de transformação da realidade socioeconômico do bairro Angari. O filme mobilizará diretamente 600 pessoas aproximadamente, e terá duração de 92 minutos, propondo atenção para realidade dos problemas existentes: drogas, alcoolismo, prostituição, baixa escolaridade, em especial falta de reflexão quanto à importância do Rio São Francisco para subsistência e/ou sobrevivência de todo povo ribeirinho, quanto aos problemas hoje em discussão.

A história se passa no Angari, bairro ribeirinho e colônia de pescadores as margens do Rio São Francisco, também é o bairro mais antigo da cidade com 129 anos. A trama traz como personagem principal a lenda mais representativa da manifestação cultural ribeirinha, O Nego D’água.

NEGO D'ÁGUA - O FILME EM PRÉ PRODUÇÃO - CENTERMAQ - PETROLINA

PARCERIA COM O FILME NEGO D'ÁGUA

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ALBA SUANE CANTA PARA MARTA EM NEGO D'ÁGUA - O FILME

ESPERANDO VOCÊ - É A MUSICA DO COMPOSITOR FLÁVIO HENRIQUE FONSECA QUE SERÁ CANTADA POR ALBA SUANE, VOZ E SENTIMENTO PARA A PROTAGONISTA DO FILME, BEIJO NA ALMA AMIGA ALBA

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

NEGO D'ÁGUA - O FILME EM PRÉ PRODUÇÃO

NENEZINHA, LEIA VIEIRA E MÃE DA MATA

NEGO D'ÁGUA POR LÊDO IVO

JUAZEIRO E PETROLINA

IOLANDA - JOSENILDA PEREIRA

LIPE - DIEGO DUQUE

OS PENITENTES DE JUAZEIRO NA BAHIA