Qual o Beneficio que o Longa Metragem traz para a Região

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

NEGO D'ÁGUA - O FILME / SINOPSE DO FILME

SINOPSE DO FILME




Juazeiro, cidade ribeirinha, localizada às margens do Rio São Francisco, situada no norte do Estado da Bahia, é conhecida como a principal cidade dessa região, conhecida como a Capital da Irrigação e pelo seu potencial cultural, expressado nas diversas manifestações artísticas e culturais. De seu patrimônio cultural imaterial são conhecidas as famosas lendas do São Francisco: Minhocão, Mãe D’água, Vapor Fantasma, Nego D’água ou Caboclo D’água e a contemporânea lenda urbana da Macaca Seca, além de outras manifestações populares como Penitentes, samba de roda, Congos e Reisado. É esse universo tão rico que servirá de cenário para a história.

O Filme conta a história de Marta, menina romântica, sonhadora e simples que vive com a família no Bairro Angary, uma comunidade de pescadores localizada às margens do Rio São Francisco e conhecida por inspirar poetas, artistas e onde provavelmente se originou a lenda do Nego D’àgua. O filme também abordará ao longo do enredo temas como: habitação, saneamento básico e preservação ambiental. Mas o foco principal da história é a paixão que Marta desenvolve pelo Nego D’água, intrigante personagem do lendário ribeirinho que, segundo historiadores vivia nas margens do Rio São Francisco assustando pescadores e lavadeiras.

Fascinada pela lenda, Marta se apaixona por ele e resolve levar até as últimas conseqüências sua paixão desenfreada e encarada por todos como um ato insano e delirante da menina. Menos por Maria, uma lavadeira que no passado afirma ter vivido um tórrido romance com o Nego D’água e também foi vítima do preconceito e da descrença do povo da comunidade e que vê na história de Marta uma realização para a sua.

A história da menina termina quando ela se lança do portal da ponte Presidente Dutra em nome do seu amor e para mostrar a todos que sua história era verdadeira, ao contrário de Maria que preferiu se passar por louca a ter que se entregar a sua paixão. O filme deixa uma pergunta no ar: a história de amor de Marta é lenda ou realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário