Qual o Beneficio que o Longa Metragem traz para a Região

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CAMILA AMADO - RIO DE JANEIRO / MARIA DOIDA

Camilla Amado estreou em 1956 na Suissa, com Pega Fogo, Peça de Jules Renard. Trouxe através do Itamaraty (Ministro Pio Corrêa), pela primeira vez Ionesco ao Brasil, na mesma época que Sartre veio com Simone de Beauvoir e promoveu um debate entre os dois, no Teatro do Hotel Copacabana Palace.Sartre e Ionesco não se falavam há anos por questões político-existenciais e o conflito se resolveu no Rio de Janeiro.


Em 1958,Camilla Amado foi para Portugal com Luis de Lima, levando no repertório as principais peças de Ionesco e foi a primeira pessoa a acreditar que mongolóides podiam atuar.Desenvolvendo este trabalho dedicou-se à Pestalozzi onde conseguiu realizar espetáculos onde as crianças encontraram a alegria de atuar.Tendo construído uma carreira sólida de base eminentemente teatral, Camilla Amado já transitou, com reconhecida excelência, por diversos gêneros – a comédia, a tragédia, o drama, a farsa, o musical – tendo seu nome muitas vezes ligados a personagens densos e de tintas fortes, tanto no teatro como no cinema e na tv.

Foi contratada durante dezessete anos pelos diretores mais importantes do Teatro Brasileiro, tendo participado como protagonista da histórica remontagem do vestido do Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues dirigida por Ziembinsky.

Em 1971, aos trinta anos ficou viúva e passou a produzir teatro com seus próprios recursos.Foram mais de vinte anos de produções memoráveis lançando atores como Marco Nanini, Eduardo Dusek, Marieta Severo, Stepan Nercessian, Wolf Maia, e muitos outros.

Produziu espetáculos para a velha guarda com nomes como Grande Otelo (produziu quatro espetáculos para este grande ator, e outros como Walmor Chagas, Ítalo Rossi, Henriqueta Brieba, Elza Gomes, Maria Fernanda).

Produziu também investindo em espetáculos de outros artistas como, Fernando Torres, Paulinho da Viola, João Carlos Assis Brasil, Egberto Gismonte, Francis Hime.

Atuou em novelas como protagonista na Rede Globo e no Grande Teatro Tupi com Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi dirigido por Sergio Britto.

Foi indicada nove vezes para o prêmio Moliere de Teatro e com Cinema recebeu no Festival de Gramado o prêmio de melhor atriz no filme “O Casamento”, de Nelson Rodrigues.

Ultimamente protagonizou o filme “Amélia” de Ana Carolina, filme com que se apresentou com grande sucesso em Paris através do embaixador brasileiro Marcos Azambuja.

No ano de 2001, estreou em maio, com Hamlet no Centro Cultural do Banco do Brasil e esteve também em cartaz, reinaugurando o Teatro do Jóquei Clube com a Peça Carícias, faz parte do evento que trouxe ao Brasil os autores contemporâneos do teatro da Espanha.

Camilla amado há quarenta anos mantém uma escola de interpretação com método próprio. Com conhecimento amplo em Psicanálise e formada em filosofia pela faculdade nacional, recebe em sua casa os maiores atores de televisão, teatro e cinema que fazem reciclagem com ela, aprendendo com sua experiência virtuosa que o Teatro é um negócio que rende lucros e alegria a todos que participam dele com coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário